Com mais de três décadas de existência, a Banda Cabaçal Mestre Elias Rosinha é um marco na cultura de Brejo Santo e teve sua história imortalizada em um acervo que irá incentivar a curiosidade da população na cultura local. No dia 11 de Março, a Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, localizada no Crato, comemorou oito anos com um evento importante para a preservação da cultura do Cariri. O lançamento do livro e acervo virtuais resultantes da pesquisa Musicalidades do Cariri: Patrimônio, Acervo e Memória que reforça o compromisso da Vila, que é um espaço da Rede Pública de Equipamento Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com a valorização e difusão dos saberes e sons da região.
A pesquisa, abrangeu 16 municípios cearenses incluindo Brejo Santo, resgata a diversidade sonora do Cariri colocando-a em evidência e exportando as expressões culturais da região. Entre vários mestres, artistas, músicos exaltados a Banda Cabaçal Mestre Elias Rosinha teve sua história registrada no livro contribuindo na diversidade sonora do Cariri. A banda cativou o público e agora tem sua trajetória imortalizada ao lado de mais de 50 mestres e mestras no projeto.
Além da inclusão no acervo, a banda também teve suas canções “Baião” e “Chegada” gravadas e disponibilizadas no canal do Youtube da Vila Música. Esse lançamento não celebra somente o legado da Banda Cabaçal Mestre Elias Rosinha, mas também fortalece a cultura de Brejo Santo, mostrando atuação da cidade na preservação da música popular tradicional do Cariri. Nas palavras do Mestre Elias Rosinha “Eu sinto alegria só em saber que muitos por aí estão assistindo-nos aqui, vendo o meu trabalho, vendo as minhas palestras, essa minha alegria.”
*ASCOM PMBS