Brejo Santo caminha em direção a novas conquistas para transformar o futuro da população em dias melhores. No dia 27 de fevereiro, no Sítio Queimadas, o Serviço Social do Comércio (Sesc-Ceará) e a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade realizaram uma visita especial para a garantia das heranças culturais do povo Isú-Kariri. Esse momento histórico ficará marcado e será uma realização para a população em geral. O convite para representar a cidade no projeto, criado com o objetivo de manter vivas as tradições culturais dos povos originários do Ceará, completa 10 anos. Para Brejo Santo, estar presente em uma edição tão importante é sinônimo de celebração.
O projeto Herança Nacional é uma criação do Sesc em parceria com a Secretaria de Educação e Turismo do Estado, com o propósito de promover as culturas dos povos originários do Ceará. Em 10 anos de existência, 14 povos indígenas foram identificados, e, neste ano, os Isú-Kariri irão entrar nesse grupo.
“Podermos ir até esse evento, falar de nossa cultura, mostrar o nosso povo, mostrar um pouco de nós, levar nossas experiências daqui, como também ouvir a dos parentes… Para nós, é um motivo de honra e de orgulho poder sair daqui para representar o nosso povo”, destaca Simone Isú-Kariri. A participação do povo Isú-Kariri reforça o compromisso com a valorização e preservação da identidade cultural indígena, destacando a riqueza histórica e ancestral do Ceará. Para o Sesc, o autorreconhecimento de um novo povo é motivo de felicidade, pois novas garantias serão conquistadas. Como diz Luiz Gastão, presidente do Sistema Fecomércio Ceará: “É um passo importante para a valorização dessas culturas, para que tenham muitos anos nessas instituições, com apoio, com reconhecimento e com visibilidade.”
Além de manter vivas as memórias e tradições que esses povos cultuam, a cidade trabalha para garantir um futuro melhor para a população. A criação da Primeira Escola Indígena em Tempo Integral do Cariri ser em Brejo Santo prova que a valorização dos povos originários traz conquistas grandiosas. “A beleza desse povo, seus saberes, seus fazeres, suas práticas, para que tudo isso vire programações educativas e de socialização de experiência.” É o que destaca Luiz Gastão, que esteve presente nesse convite especial e cheio de alegria para o município. A cultura popular também será homenageada com o mestre artesão Francisco Graciano, o Mozinho dos Bonecos. Suas artes serão levadas para o evento, que também celebra os artesãos.
O evento ocorrerá nos dias 08 a 12 de novembro, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, no município de Caucaia. Contará com uma programação rica, incluindo rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e feira de artesanato aberta ao público.
*ASCOM