#DiadosPovosIndigenas
📆 Hoje é dia daqueles que foram os primeiros habitantes do nosso continente. Muitas vezes marginalizados e excluídos da luta pelos direitos humanos, os povos indígenas têm sua história marcada por muitos desafios. Apesar de preservarem a biodiversidade dos locais que habitam, infelizmente, eles ainda precisam lutar para poder habitar suas terras.
👉🏽 Reforçamos que lutar pelos direitos dos povos originários é lutar a favor do meio ambiente, da preservação cultural e das diversidades dos nossos costumes e tradições.
Anauê! É com uma saudação da língua indígena Tupi Guarani que lembramos do dia nacional do indígena, data em que homenageamos os povos originários desta nação. O nosso Brasil foi construído por vários povos oriundos de tantas nações, mas precisamos fazer uma reparação histórica com aqueles que aqui estiveram antes que a primeira caravela aportasse em nosso litoral, aqui encontraram mais de 1000 etnias e aproximadamente 3 milhões De habitantes, Povos das mais variadas culturas, línguas, tecnologias de construção, lida com a natureza, produção de alimentos, O uso da natureza para fins medicinais e religiões e crenças já existentes e fundamentadas.
No entanto o que se viu a partir de 1500 nas terras que hoje conhecemos como o Brasil foi um processo cruel de genocídio, onde, hoje restam apenas cerca de pouco mais de 800.000 indígenas com cerca de 300 etnias; Em decreto publicado no dia 01 de janeiro, o governo Lula oficializou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o primeiro na história da política brasileira a ser dedicado exclusivamente às demandas indígenas.
No início deste ano de 2023 a situação degradante vivida pelos povos Yanomâmis retratam a forma como hoje lidamos com povos Originários, donos legais desta Terra e mesmo assim enfrentam grandes desafios principalmente através da mineração do carimbo e do extermínio de pessoas em suas terras. Vamos neste dia não apenas recordar uma data mas se procurar fazer com que nossos povos indígenas sejam Respeitados e que cenas horríveis de morte de crianças idosos por desnutrição não venham mais a acontecer, o povo indígena existe e a sua existência é a prova viva de um povo guerreiro, aguerrido e de resistência, lutemos todos juntos por mais representatividade com mais indígenas na universidade na política e em vários outros segmentos da sociedade. Pela demarcação de terras indígenas, pois, a conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.
Muito podemos aprender com povos de tanta sabedoria de respeito a natureza de valorização e de suas tradições, em nome da a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara o COMPIR enaltece os verdadeiros donos dessa terra.
Aguydjeweté!
Respeito e empatia também fazem parte dessa luta! 🤝
Uma homenagem da Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e Secretaria da Educação Básica.
Brejo Santo
Cidade de Todos
Respeito e Igualdade para Todos.
#brejosanto
#brejosantoce
#brejosantocidadedetodos
#prefeituradebrejosanto
#culturaparatodos
#educaçãoparatodos
#secultebs
#compir
#19deabril
#diadospovosindigenas